Nesse sistema são eliminadas todas as excreções do corpo humano. Eles filtram o sangue e dão início ao processo de formação da urina. O rim pesa cerca de 150 g, tendo 12 cm de comprimento e 6 cm de largura, em uma pessoa adulta. A urina humana contém ureia, ácido úrico, potássio, sódio, etc.
Outras funções do sistema:
♦ Dois rins – órgãos pares que se assemelham a um feijão, e se localizam acima da cintura, possuindo uma cor vermelho-parda. Os rins possuem aproximadamente um milhão de néfrons, que são unidades que produzem urina. Eles são essenciais para regular o volume sanguíneo, a pressão arterial, o PH do sangue e o nível de glicose no sangue.
♦ Vias uriníferas - são tubos que conduzem a urina e é formado pela: uretra – responsável por levar a urina da bexiga para fora do corpo, sendo diferentes em homens (20 cm de comprimento) e mulheres (4 cm de comprimento).
♦ Bexiga – é nela que a urina ficará armazenada até o momento de ser liberada pelo organismo. Quando cheia uma pessoa consegue armazenar até meio litro de urina, e quando atinge 350 ml, já sente a vontade de eliminá-la. Ela vai mudando de tamanho quando enche e quando diminui e é um órgão oco que, nas mulheres, se localiza abaixo do útero e nos homens, antes do reto.
♦ Dois ureteres – são tubos bem finos que conduzem a urina dos rins para a bexiga.
♦ Duas pelves renais – se localiza dentro do rim e na parte superior do ureter.
♦ Uretra -Tubo que leva a urina da bexiga para o meio externo e se diferencia dependendo do sexo.
Se cortarmos o rim na vertical, veremos que ele possui duas importantes regiões: o córtex, área avermelhada externa do rim e a medula, área marrom-avermelhada, mais interna. São elas que constituem a parte funcional do rim. Dentro de cada rim, existem vários néfrons, que é uma unidade que produz a urina.
Quando o sangue é filtrado pelos rins, vindo das artérias renais, dentro deles existem várias ramificações dessas artérias; o sangue sai por elas e é conduzido por meio de um vaso que passa por várias ramificações e o líquido passa por um processo denominado filtração, sendo chamado de filtrado glomerular. Nos néfrons, se localizam tubos responsáveis por fazer a reabsorção de algumas substâncias do corpo, como a glicose, a água, etc.
Ao longo desses tubos, chamado de tubos néfricos, a urina vai pelo duto coletor, onde mais água é reabsorvida. Esses recebem a urina de diversos néfrons, por onde ela é conduzida para as pelves renais e, em seguida, para o ureter, posteriormente ficando armazenada na bexiga, até sua eliminação pela uretra.
A regulação do funcionamento da urina ocorre de acordo com a quantidade de líquidos que o corpo absorve, ou seja, quanto menos líquidos você ingere, mais concentrada será sua urina, adquirindo uma cor mais amarelo-queimado e quanto mais você ingere líquidos, menos concentrada será sua urina, adquirindo uma cor mais clara. O principal agente regulador é chamado de hormônio ADH (antidiurético). É nesse sistema que doenças como o cálculo rena, a cistite e a nefrite se instalam.