Sistema nervoso é o regulador das atividades corporais e se subdivide em três segmentos: Sistema Nervoso Central (SNC), Sistema Nervoso Periférico (SNP) e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA).

Principais órgãos do Sistema Nervoso

Órgãos do Sistema NervosoDo Sistema Nervoso Central

  • Cérebro: a função do cérebro é diferente, dependendo da espécie tratada. Nos vertebrados, o cérebro é quem controla os comportamentos, as atitudes em relação à reprodução e território. Nos mamíferos, o cérebro serve para a memória, a inteligência , a visão, audição e etc.

O diencéfalo possui:  

  • tálamo: leva as informações das demais partes do corpo para serem interpretada pelo cérebro.
  • epitálamo: porção dorsal que, para os vertebrados, desempenhava a função de fotorreceptor.
  • hipotálamo: regula a temperatura do corpo, a fome, o balanço hídrico e etc. Exerce influência na hipófise; dessa forma, controla várias atividades do organismo.
  • mesencéfalo: responsável pelos reflexos visuais e auditivos.
  • cerebelo: atua na coordenação de funções motoras. Também é trabalha com o tônus (tensão elástica) e vigor muscular.
  • medula oblonga ou bulbo: controla a respiração e a digestão, bem como os batimentos cardíacos. Influencia na deglutição, vômito, tosse e sucção.

Do Sistema Nervoso Periférico

Leva mensagens a diversas partes do corpo humano. Os gânglios nervosos, reunião de corpos celulares de neurônios, ficam fora do SNC. Existem três tipos de nervos cranianos, que são:

Sensitivos: fibras nervosas que transmitem mensagens dos órgãos sensoriais para os centros nervosos.

Motores: fibras nervosas que transmitem mensagens partindo dos centros nervosos para os músculos e glândulas.

Mistos: possuem as fibras sensitivas e motoras. Sistema nervoso autônomo.

Do Sistema Nervoso Autônomo

Sistema Nervoso AutonomoEssa função é independente da vontade humana, por isso, o nome autônomo. São exemplos a digestão, os batimentos cardíacos, a excreção e outras que acontecem involuntariamente. O sistema nervoso autônomo se ramifica em duas partes: simpática e parassimpática, que agem de forma a proporcionar um equilíbrio corporal, a chamada homeostase.

A atividade simpática deixa o corpo alerta para tomar ação de caráter decisivo. Por exemplo, dilatar a pupila, boca seca, aceleração dos batimentos cardíacos e até promover a ejaculação. Por outro lado e, com ação oposta, os parassimpáticos fazem o contraponto. Ela propicia o repouso dos órgãos vitais. Causa a ereção, reduz os batimentos cardíacos, o indivíduo saliva mais, a pupila se contrai e etc.

Sistema Sensorial

  • Função: responsável por nos ajudar a ter um contato maior com o ambiente. O corpo humano possui vários receptores: os receptores sensoriais que traduzem o estímulo que sentimos em impulsos elétricos para o cérebro. Estes são analisados no sistema nervoso central, onde produzirá uma resposta que pode ser voluntária ou involuntária.

Cinco Sentidos

Visão – composto pela pupila, o cristalino, a retina e o nervo óptico. Por ele, podemos visualizar as cores, os objetos e suas formas, etc.

Audição – interage pelas orelhas e dentro delas existem vários elementos do sistema auditivo que contribuem para o funcionamento do mesmo. Com ele é possível, ouvir os sons produzidos pelo meio.

Tato – sua principal fonte de interação com o ambiente é a pele.

Paladar – é através da língua que sentimos o gosto daquilo que ingerimos.

Olfato - é feita através do nariz que, junto com o nervo olfativo, o bulbo olfativo e as narinas, é possível sentir o cheiro ou odor das coisas.

Esse estímulo por meio dos receptores sensoriais nos dão uma resposta. Eles podem ser classificados em:

 Tabela dos Receptores Sensoriais