Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo que tem a função principal de proteger as estruturas vitais. Suas principais funções são:

  • Proteger o corpo de ações do meio ambiente, evitar perda de líquido e evitar a entrada de substâncias ruins no organismo;
  • Regular a temperatura do corpo;
  • Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele.

Epiderme:

Também chamada de cutícula, essa parte da pele encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. O epitélio estratificado da epiderme é composto pelas seguintes camadas: estrato lúcido, estrato córneo, estrato basal, estrato espinhoso e estrato granuloso.

Derme:

Também chamada de pele verdadeira, a derme é elástica, rija e flexível. É a camada intermediária da pele que fica abaixo da epiderme. Nela encontra-se a elastina e o colagénio responsáveis pela elasticidade. As fibras da derme não são substituídas com a idade e as pessoas mais idosas apresentam mais flacidez.

Tecido Subcutâneo:

Esse parte não é considerado como parte da pele e por isso recebe o nome de hipoderme ou tecido subcutâneo. Ele é formado essencialmente pelo tecido adiposo e tecido conjuntivo frouxo. Possui as seguintes funções: fixar a pele e isolar o corpo de mudanças extremas no meio ambiente.

Anexos da Pele

Fazem parte desse sistema e recebem o nome de anexo. São eles: pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas e unhas.

Unhas

Estruturas elásticas e achatadas que se encontram na superfície dorsal das falanges distais. A unha é formada pela borda livre, o corpo da unha e a raiz (matriz). Ela molda-se a superfície e sua raiz recebe o nome de matriz porque é onde ela é produzida. As unhas adquirem formas distintas dependendo da espécie que também podem servir como uma garra (para agarrar e cavar) ou cascos (para diminuir o impacto do peso dos animais).

Partes da Unha Humana

- Eponíquio;

- Paroníquia;

- Hiponíquio;

- Lâmina Ungueal;

- Leito Ungueal;

- Prega Ungueal;

- Lúnula: A lúnula é a parte na base da unha mais esbranquiçada (ela tem essa cor porque não fica totalmente aderido ao tecido conjuntivo).

Unas AmarelasDoenças das Unhas:

Traumatismo na base das unhas são comuns e causam pontos esbranquiçados na base das unhas;

Unhas encravadas também são comuns devido o uso de muitos sapatos apertados ou batidas dos dedos;

Hemorragia subungueais são causadas pelos vasos sanguíneos das unhas e deixam manchas arroxeadas nas unhas;

Micoses que causam inchaços e deformidades.

Pêlos

São achados em todo o corpo com várias espessuras, cores e comprimentos. São apêndices que possuem uma estrutura composta de haste e raiz. Nos seres humanos eles são importantes para proteger a pele, diminuir a fricção e manter a temperatura do corpo. Em outros organismos eles recebem o nome de tricomas, cílios ou flagelos.

Os pelos nos mamíferos são constituídos de queratina e criados através do folículo piloso. Eles recebem lubrificação do sebo criado pelas glândulas sebáceas e a pigmentação vem da melanina existente no corpo.

Glândulas Sudoríparas: Membrana encontradas em quase toda extensão da pele e responsável pela liberação do suor. Este por sua vez libera substâncias tóxicas do corpo e regula a temperatura corporal. Nos seres humanos há dois tipos de glândulas sudoríparas:

Glândulas Sudoríparas Écrinas: Dispostas por toda a superfície do corpo humano e responsáveis pela produção de suor e pela temperatura do corpo.

Glândulas Sudoríparas Apócrinas: Essas glândulas são mais encontradas nas axilas e próximos a área genital. Responsáveis pelo odor causado pelo suor.

Glândulas Sebáceas: São microscópicas e guardam uma matéria oleosa chamada sebo que é usada para lubrificar e proteger a pele dos mamíferos. São encontradas principalmente no rosto e couro cabeludo, mas não há glândulas sebáceas na planta dos pés e nas mãos. O sebo é formado por lipídios e outras substâncias.