A função desse sistema é proteger o corpo humano de invasores como bactérias e fungos. Há as barreiras externas que não permitem que micro-organismos causem infecção. A principal forma de impedir os agentes externos é a pele humana, mas também os mucos, os cílios, as lágrimas e saliva e nos genitais e intestino (possuem micro-organismos que impedem a proliferação de agentes externos).
O sistema imunológico age durante 24 horas porque estamos o tempo todo expostos a bactérias e vírus. As infecções bacterianas e virais estão entre os principais agentes causadores de doenças na população.
Anticorpos: São proteínas, também chamadas imunoglobulinas, criadas pelas células brancas (linfócitos B) que encontram-se em uma região específica que respondem a um determinado antígeno. São cinco tipos de anticorpos: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE.
Leucócitos: Esse é o nome de todas as células sanguíneas brancas e são diferentes das demais células do corpo. Eles são divididos em granulócitos, monócitos e linfócitos. Monócitos – Eles se transformam em macrófagos. Linfócitos - Se dividem entre as células que amadurecem na medula óssea (células B) e as que amadurecem no timo (células T). Granulócitos – Constituem mais da metade dos leucócitos e dividem-se em: basófilos, neutrófilos e eosinófilos.
As células brancas tem um papel diferente no sistema imunológico.
Neutrófilos: É o tipo mais comum de célula branca gerado na medula óssea e liberado para a corrente sanguínea. Esse tipo de célula é atraído por qualquer coisa estranha no organismo para realizar o processo de quimiotaxia. Ou seja, o neutrófilo solta enzimas e substâncias químicas para matar as bactérias. Quando há o surgimento de pus trata-se do acúmulo de neutrófilos mortos e outras substâncias.
Basófilos e Eosinófilos: Não são tão comuns e trabalham de formas diferentes: os basófilos são capazes de liberar a histamina (causam a inflamação); já os eosinófilos destroem os parasitas da pele e dos pulmões.
Macrófagos: São as maiores células sanguíneas e são formadas através dos monócitos liberados pela medula óssea.
Resposta Imune: A resposta imune acontece quando são identificados agentes invasores. O corpo humano reage de forma adaptativa e inata.
Resposta imune inata: Assim que um organismo estranho invade o corpo, células tentam destruí-lo através de um processo chamado fagocitose. Essa é nossa primeira força de defesa, mas sem muita força para reconhecer os micro-organismos.
Resposta imune adaptativa: Nesse caso os linfócitos conseguem identificar o invasor. Existe o linfócito B e o linfócito T.
Esse tipo de doença é um problema que ataca o sistema imunológico que erroneamente ataca os tecidos saudáveis do corpo humano. O organismo das pessoas com doença autoimune não conseguem diferenciar entre os antígenos dos tecidos saudáveis. Ou seja, eles destroem tecidos normais que normalmente seriam ignorados.
Uma doença autoimune pode afetar os músculos, a pele, articulações, vasos sanguíneos, tecidos conjuntivos, glóbulos vermelhos e glândulas. Conheçam algumas doenças autoimunes:
- Psoriase
- Vitiligo
- Esclerose Múltipla
- Doença Celíaca
- Sarcoidose
- Artrite Reumatóide
- Diabetes Mellitus