Os Pensamentos do CérebroEsse sistema é formado pelos órgãos linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, linfóides, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Ele também faz parte do sistema imunológico porque ajuda na proteção contra vírus e bactérias. Não é um sistema fechado e não possui uma bomba central.

Funções:

  • Remoção de fluidos dos tecidos corporais;
  • Absorver ácidos graxos e levá-los para o sistema circulatório;
  • Produzir células imunes;

Órgãos Linfáticos

Baço

Fica localizado no hipocôndrio esquerdo entre o fundo do estômago e o diafragma. É um órgão mole, com muitos vasos e coloração escura. Ele não filtra a linfa e não participa da circulação linfática. O baço possui muitos macrófagos que conseguem, por meio da fagocitose, destruir os micróbios, células sanguíneas desgastadas, plaquetas e restos de tecidos.

Ele realiza a limpeza do sangue, trabalhando como uma espécie de filtro. Ele tem a capacidade de destruir os glóbulos vermelhos e assim liberar ferro para s surgimento de uma hemoglobina nova. Além disso, ele tem a capacidade de armazenar sangue e pode ser usado em casos onde ocorrer uma grande hemorragia.

Linfonódos (nódulos linfáticos) 

Eles ficam pelo canal do sistema linfático e tem um formato parecido com o feijão. São responsáveis pelo armazenamento dos linfócitos que ajudam a combater infecções. Os linfonódos liberam essas células brancas no sangue.

Caso apareça algum invasor no organismo, eles podem crescer e ficar doloridos durante o combate com esses seres. Situados nas cadeias ganglionares, eles são responsáveis pelas conhecidas ínguas. Ficam mais concentrados em regiões como virilha, pescoço e axilas.

Macrófagos:

Fagocitam até 100 bactérias antes de morrer e é muito usado em tecidos em processo de necrose.

Linfócitos: 

É um glóbulo branco e são capazes de produzir anticorpos para combater possíveis infecções.

Tipos de Linfócitos

  1. Células T - reconhecem e destroem célula estranhas do corpo humano.
  2. Células B - existentes na medula óssea. Quando em contato com materiais ou células estranhas, produz anticorpos e os destroem
  3. Tonsilas palatinas (amígdalas)

São responsáveis pela produção de linfócitos e se encontram na parte oral da faringe.

  • Tonsila faríngea (adenoides)

É produzida pelo tecido linfático e fica próxima a parte nasal da faringe. Também é conhecida como adenoide.

  • Timo (Tecido conjuntivo reticular linfoide)

Localizado no tórax entre o esterno e o coração. Produz as células T e é um órgão essencial para a sobrevivência de um bebê, pois o timo trabalha com o sistema imunológico. Nos adultos, a importância diminui e caso seja necessário, ele pode ser retirado.

Topo