Coração Órgão do Sitema CirculatórioO sistema circulatório é um conjunto de órgão responsável por levar oxigênio e nutrientes para o corpo. Outras funções desse sistema são levar substâncias que não serão mais usadas pelo corpo para os órgãos que irão expulsá-las e também limpar os canais por onde o sangue passa. Muitas vezes, esse canal fica com impurezas como gordura, e pode até ser totalmente obstruído, levando a um infarto.

Principais órgãos do Sistema Circulatório

♦ Coração: é o “motor” do sistema circulatório. Sua função é bombear o sangue, de forma que chegue a todo corpo. Com isso, o sangue que contém oxigênio pode alimentar a células do corpo. Uma circulação completa inclui duas passagens pelo coração: uma em direção ao corpo e a outra em direção ao pulmão.

Vasos Capilares: são as veias, artérias e capilares. Sendo que as artérias são mais largas e flexíveis, as veias mais finas, mas igualmente resistentes (isso porque as veias circulam sangue em locais de baixa pressão, portanto precisa ser resistente). Os capilares são os menores vasos sanguíneos e sevem de canal de transição das artérias para as veias.

Sangue: material líquido que transporta os nutrientes e oxigenação para as células e tecidos do corpo. É bombeado pelo coração e é amplamente rico em nutrientes.

A aorta carrega o sangue oxigenado do ventrículo esquerdo do coração para vários tecidos do corpo. As veias cavas levam o sangue não oxigenado dos tecidos para o átrio direito do coração. Já as artérias pulmonares transportam o sangue não oxigenado para os pulmões e as veias pulmonares transportam o sangue dos pulmões para o átrio esquerdo do coração.

Funcionamento do Sistema Circulatório

O principal órgão desse sistema é o coração, que bombeia o sangue, de forma que ele possa chegar até as extremidades do corpo e voltar para o coração. O sangue, material transportado pelo sistema circulatório, sai do coração carregado de oxigênio, passa pelas artérias, veias e capilares, pelo pulmão e então retorna para o coração. O tempo médio para que o sangue complete um ciclo completo de circulação é de um minuto.

Os canais usados pelo sangue para circular são chamados de vasos sanguíneos. São divididos nas artérias, veias e os capilares. As artérias são os canais usados pelo sangue quando ele sai do coração em direção ao corpo, sendo mais grossas que os outros dois tipos de canais. As veias são canais menores, mas tão fortes quanto as artérias. Recebem o sangue vindo dos capilares ( vasos menores que as veias e que servem para a transição de sangue entre as artérias e as veias) e levam o sangue em direção ao coração, para serem encaminhadas para o pulmão.

A segunda passagem do sangue pelo coração é para ser encaminhada para outro tipo de circulação: a circulação pulmonar. Nessa circulação, o sangue já está sem oxigênio, pois percorreu o corpo todo e já distribuiu esse oxigênio, assim como os nutrientes, para as células e tecidos do corpo. Quando chega ao pulmão, o sangue é oxigenado e então volta ao coração pela segunda vez, terminando o ciclo do sangue. Agora ele será novamente bombeado pelo corpo, levando oxigênio às células.

O material que o corpo precisa eliminar também tem a contribuição do sistema circulatório para fazê-lo. Esses materiais, chamados de excretas, passam pelo sistema circulatório para que sejam levados aos órgãos responsáveis para retirá-los do corpo. Exemplo de excretas são ureia ou CO2.

Circulação Pulmonar: Nesse tipo de circulação, o sangue rico em gás carbônico sai, é oxigenado e volta ao coração.

Circulação Sistêmica: O sangue sai do coração para o corpo onde irriga os tecidos. Nestes há trocas gasosas e o sangue rico em gás carbônico volta para o coração.

Topo