Sistema DigestivoEsse sistema é responsável por fazer a ingestão, digestão, absorção e eliminação dos alimentos. Ele é composto por um longo tubo que contém os principais órgãos e glândulas do processo digestivo.

  • Mastigação: Processo mecânico e químico que consiste na destruição parcial dos alimentos;
  • Deglutição: Condução dos alimentos da faringe para o esôfago;
  • Ingestão: Chegada do alimento no estômago;
  • Digestão: Transformação dos alimentos em moléculas menores;
  • Absorção: Processo feito pelos intestinos;
  • Defecação: Forma que o organismo libera o que não é digerido pelo trato intestinal.

Principais órgãos do Sistema Digestivo

⇒ Boca

É por onde os alimentos entram para percorrer o tubo digestivo. Geralmente, os mamíferos utilizam a boca como mastigação, pois nela são encontrados os dentes e a língua, necessários para a função. Não existe essa estrutura na maioria dos vertebrados. Ela é composta, também, pelas glândulas salivares que secretam uma enzima, chamada ptialina e contribui na produção do bolo alimentar, que é empurrado pela língua para a faringe;

Faringe

Estrutura localizada antes do trato digestório e liga a boca até o esôfago. É por ela que o ar é conduzido para a laringe. Esse órgão se comunica com as vias respiratórias, digestória e nasal. Pode-se dividir nas seguintes partes: laringofaringe, orofaringe e nasofaringe.

Voluntário: o bolo alimentar é passado para a parte oral da faringe;

Faríngeo: Realizado de forma involuntária em que o bolo vai da faringe para o esôfago;

Esofágico: passagem do esôfago para o estômago.

⇒ Esôfago

Estrutura responsável por levar o alimento ao estômago e liga a faringe até o estômago. Está localizado após a traquéia e auxilia o movimento do alimento. Quando o conteúdo alimentar, que deveria ficar no estômago volta, a pessoas acaba sentindo azia ou queimação. Partes do Esôfago Porção Cervical: Está em contato com a traquéia; Porção Torácica: Essa parte passa por trás do brônquio esquerdo; Porção Abdominal: Fica repousado sobre o diafragma.

 Estômago

Estrutura onde o alimento se instala por meio de válvulas. É um órgão muscular que faz a digestão dos alimentos, levando-os para o intestino delgado. Sua capacidade é de guardar aproximadamente um litro e meio de comida. No estômago, o bolo alimentar se mistura com o suco gástrico e se transforma numa massa chamada quimo;

⇒ Intestino

É onde ocorrem as etapas finais da digestão. Primeiro, no intestino delgado, o quimo é digerido e nela são adicionadas várias substâncias produzidas por órgãos próximos, como o pâncreas e o fígado, para absorver os nutrientes provenientes do quimo. No intestino grosso, ocorre a digestão da água, até mesmo, a das secreções produzidas durante o processo digestório. As glândulas localizadas nesse intestino secretam um muco sobre as fezes, tornando mais fácil a sua passagem para o ânus. Existem muitas bactérias dentro dele e realizam a função de digerir os restos não digeridos pelo estômago. Ânus – estrutura pela qual animais e seres humanos expelem os restos não digeridos ou absorvidos pelo corpo humano.

⇒ Peritônio

É a maior membrana serosa do corpo humano que envolve algumas vísceras abdominais e a parede abdominal. Sua principal função é reduzir o atrito entre as vísceras abdominais.

Órgãos anexos: glândulas salivares, língua, dentes, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Funcionamento do Sistema Digestivo

Um longo tubo, com cerca de 9 metros, é capaz de levar o alimento até o ânus. Ela se inicia na boca através da mastigação e saliva formando um bolo alimentar. A língua é responsável por empurrar o bolo até a faringe, que passa pelo esôfago e depois para o estômago, num processo chamado deglutição.

Quando o bolo atinge o estômago, ele passa por diversos processos químicos dos quais são retirados os nutrientes necessários para o corpo. A água do corpo humano e os sais minerais não são absorvidas durante a digestão e grande parte deles são absorvidos no intestino delgado. Esse último conecta-se com o intestino grosso, finalizando com o ânus, por onde as fezes são eliminadas.