Campanha Doe ÓrgãosO transplante de órgãos é a única forma de cura para milhares de pessoas que sofrem com doenças crônicas no Brasil e no mundo. É um assunto tratado muitas vezes com cautela porque é preciso do consentimento de ambas as partes para que uma vida seja salva. O transplante consiste em trocar o órgão ou tecido de um doente por outro saudável de um doador vivo ou morto.

Muitas pessoas deixam de doar por ter medo da morte, mas deixam de pensar nas pessoas que poderão ser salvas caso você se torne um doador. O coração, rim, pulmão, fígado, ossos, pâncreas, córneas e medula óssea podem ser doados (também podem ser doadas tendões e cartilagens). Mas somente parte do fígado, a medula e e o rim podem ser doados ainda em vida.

*Imagem extraída o site da ABTO.

Uma pessoa é considerada como Potencial Doador quando há ocorrência de morte encefálica, que só pode ser constatada por um médico. O paciente também passa por exames neurológicos que atestam sua situação.

Tempo Máximo de Preservação Extracorpórea

- Córneas – 7 dias

- Coração – 4 a 6 horas

- Pulmões – 4 a 6 horas

- Rins – até 48 horas

- Fígado – 12 a 24 horas

- Pâncreas – 12 a 24 horas

- Ossos – até 5 horas

Benefícios do Transplante

Confiram quais doenças dos pacientes podem ser beneficiadas com um transplante:
  • Transplante de Coração: Doenças de chagas, miocardites, isquêmia reumática e idiopática, etc;
  • Transplante de Pulmão: Doenças pulmonares crônicas;
  • Transplante de Fígado: Portadores de cirrose hepática (hepatite ou álcool) e outras doenças;
  • Transplante de Rim: Portadores de insuficiência renal crônica e outras doenças renais;
  • Transplante de Pâncreas: Diabéticos que precisam de insulina e outras doenças associadas.
  • Transplante de Córneas: Portadores de ceratocone, trauma na córnea, infecção e ceratopia bolhosa.
  • Médula óssea: Leucemia, aplasia de medula e linfoma.
  • Transplante de Osso: Trauma nos ossos e perda óssea causada por tumores.
  • Transplante de Pele: Pacientes com queimaduras.

Como se Tornar um Doador?

Segundo a legislação brasileira, todos somos doadores desde que nossa família autorize por escrito a retirada dos órgãos de um familiar. Portanto, se você deseja ser doador de órgãos, é necessário avisar para sua família para que eles autorizem os médicos em alguma eventualidade. Também informe a seus amigos e pessoas próximas. Antigamente essa informação estava presente no RG ou na Carteira de Habilitação, mas deixou de ser usado porque muitas pessoas negavam a doação sem saber ao certo o que estavam fazendo.

Qualquer pessoa pode realizar doação de órgãos desde que haja compatibilidade entre o doador e as pessoas que irão receber os órgãos. Ressaltando que é importante que seus entes próximos tenham ciência da sua escolha para que autorizem a doação dos órgãos.

Doador de Medula Óssea: A doação de medula óssea pode ser feita por uma pessoa viva, mas é preciso alguns cuidado como ter entre 18 e 55 anos de idade e se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro próximo a você. A quantidade de medula doada corresponde a 10% da sua medula total e em 15 dias ela já é recomposta.