Sistemas do Corpo HumanoCom o passar dos séculos, o entendimento sobre o corpo humano foi sendo ampliado, até mesmo porque, ele sempre foi objeto de estudo e curiosidade, desde a pré história. Várias áreas do conhecimento começaram a incorporá-lo em suas pesquisas e representações.

Na história da arte, os gregos e romanos, por exemplo, consideravam o corpo como um ideal de beleza e perfeição, esculpiam estátuas e desenhavam quadros que representassem o homem como centro do universo.

Já na Idade Média, a Igreja Católica considerava profano e banal, assim como era relacionado ao pecado e seu estudo desprezado. No Renascimento, artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo, quebraram esse paradigma e iniciaram uma revalorização do corpo humano. Eles se aprofundaram não somente nas pinturas da figura humana, mas nos estudos da anatomia.

Com os movimentos sociais e as transformações originárias da globalização, novas culturas e concepções do corpo humano foram implantadas na sociedade advindas de produtos culturais como as novelas, os filmes, produtos de beleza, cirurgias plásticas, silicone nos seios, etc., na busca do corpo perfeito. A medida que o tempo avança, novas descobertas sobre o corpo humano e suas mudanças são realizadas.

Sistemas do Corpo Humano

Dentro do corpo humano existem sistemas capazes de regular as funções vitais do organismo. Eles se inter relacionam e estão ligados à realização de diversas atividades do ser humano. Vários processos químicos acontecem no interior do corpo e, com eles, podemos nos prevenir e regular os sistemas dos riscos à saúde ou danos físicos.

  • Sistema Esquelético: é formado pelos ossos do esqueleto humano e é responsável por garantir a proteção, a sustentação e a locomoção do corpo, além de produzir células sanguíneas, acumular as células de gordura e realizar o armazenamento de sais minerais, íons e minerais.
  • Sistema Digestivo: é formado pelo tubo digestório composto pela boca, esôfago, faringe, estômago, intestino grosso e intestino delgado. É responsável pela ingestão, digestão, absorção e evacuação dos alimentos.
  • Sistema Respiratório: é formado principalmente pelo nariz, os pulmões, a laringe, a faringe, a traqueia e o diafragma. São responsáveis pelo processo de respiração das células.
  • Sistema Muscular: é formado pelos músculos do corpo e é responsável por garantir a movimentação e contração, ajudar no fluxo sanguíneo e a manter a temperatura corporal.
  • Sistema Circulatório: é formado pelo coração, o sangue e os vasos capilares e são responsáveis por levar o oxigênio e os nutrientes para o corpo.
  • Sistema Urinário: é formado pelos rins, ureteres, pelves renais, bexiga e vias uriníferas. A função do sistema é filtrar as substâncias mais importantes para o organismo e fazer o equilíbrio do volume de água.
  • Sistema Endócrino: são compostos por várias glândulas e órgãos do corpo e ajudam na produção de hormônios que afetam as funções do organismo e interagem com o sistema nervoso.
  • Sistema Nervoso: seu principal órgão é o cérebro e ele é responsável por regular as atividades do corpo humano.
  • Sistema Reprodutor: no homem, é formado pelos testículos, pênis, uretra, canais deferentes, epidídimo; na mulher, é formado pelo ovário, tubas uterinas, útero, vulva e vagina. A principal função desse sistema e garantir a reprodução da vida humana.
  • Sistema Linfático: é formado pelos vasos linfáticos, a linfa e órgãos como o baço, os linfonódos, o timo e as tonsilas palatinas. Esse sistema trabalha na produção de células de imunidade, removem os fluidos produzidos pelos tecidos corporais e realizam a absorção dos ácidos graxos, afim de levá-los para o sistema circulatório.
Topo