Anatomia Humana







Sistema Respiratório
nariz humano
Função: O sistema respiratório é responsável por executar a troca de gases ligados ao processo de respiração das células. O conjunto de órgãos facilita a captação do oxigênio na atmosfera e a liberação do gás carbônico (CO2), produzido pelo organismo, para o meio ambiente. Ele é composto por nariz ou fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, pulmões e diafragma.
 
Principais órgãos do Sistema Respiratório e suas funções:
 
Nariz: Situa-se no centro do rosto e a parte exposta recebe o nome de nariz externo e o interior recebe o nome de cavidade nasal.
 
As fossas nasais são compostas por duas cavidades (aberturas) paralelas, que se iniciam nas narinas e terminam na faringe. A função delas é aquecer e filtrar o ar que entra no sistema.  O septo nasal é o divisor entre as duas cavidades e formado de cartilagem. Na parte de cima das fossas, existem células sensoriais capazes de captar diferentes cheiros – o que chamamos de olfato.

A faringe tem dois tipos de função: conduzir o ar e os alimentos; por isso, pertence a dois sistemas, o digestório e o respiratório. Antes que o ar chegue até a laringe, ele precisa passar na faringe. Existe uma glândula que separa para onde vai o alimento e o ar, a epiglote. Ela tampa a laringe a fim de que não entre comida nos pulmões.

A laringe é responsável pela condução do ar. É o local onde ficam as cordas vocais. Dessa forma, se torna órgão importante para a fala. Ela é feita de várias partes cartilaginosas. O Pomo-de-Adão, o popular “gogó” é uma saliência que faz parte da laringe.  No momento da alimentação, a epiglote fecha a laringe. Uma curiosidade: quando você se engasga com um alimento, vem aquelas tosses chatas, o olho lacrimeja, significa que algum alimento adentrou na laringe. Logo, o organismo tenta jogá-lo para fora. Resultado disso? As tosses.

O órgão chamado de traqueia, consiste em um tubo com vários anéis de cartilagem. Esses, conduzem o ar pelo tórax e bifurcam na região inferior, formando os brônquios, e levam o ar aos pulmões. Ele tem a capacidade de reter partículas de poeira e bactérias que chegam por meio  da inalação do ar.
 
Os brônquios, originados pela ramificação da traqueia também se dividem em várias partes e geram os bronquíolos. São eles que ligam a traqueia aos pulmões. Eles se dividem em tubos menores chamados Bronquíolos (pequenos canais de ar que se desmembram em menores e terminam em partes menores). Os bronquíolos são feitos de células epiteliais achatadas, repletas de capilares sanguíneos, chamados de alvéolos.

Os alvéolos são sáculos de ar que são o final das vias respiratórias cuja função é a troca de oxigênio e dióxido de carbono por meio da membrana capilar alvéolo-pulmonar.

raio x pulmãoO pulmão é o principal órgão do sistema respiratório e são vísceras localizadas em cada lado do tórax, são esponjosos e envolvidos por uma membrana chamada de pleura. Os pulmões possuem três faces: face costal, diafragmática e fase mediastínica. O diafragma controla a respiração humana e serve de apoio para os pulmões.

- Ápice do Pulmão
- Base do Pulmão
- Margens do Pulmão
 
 
 

 
Sistema Digestivo   <<--  Sistema Respiratório  -->>  Sistema Muscular