Anatomia Humana







Sistema Reprodutor
Reprodução humana.O sistema reprodutor humano é importante para a manutenção da vida na Terra. O ser humano apresenta a reprodução sexuada e é por meio dela que existe uma troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Através da junção do óvulo (células tronco que possuem no seu interior os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do embrião) com os espermatozoides (células pequenas), ou seja, de uma novo ser humano. Quando isso não acontece de modo natural é utilizado o método da inseminação artificial em casos de infertilidade do casal.
 
Sistema genital masculino
 
Principais órgãos:

  • Testículos – chamados também de gônadas são responsáveis pela produção dos espermatozoides e pela produção da testosterona, hormônio sexual masculino.
  • Epidídimos – dois tubos que fazem uma ligação com os testículos e é nesse local que espermatozoides ficam armazenados e onde se encontram as vesículas seminais (glândulas vesiculosa). Essas, por sua vez, produzem uma substância que irão compor o sêmen e agem como fonte de energia para os espermatozoides.
  • Ductos ou canais deferentes – são tubos que saem dos testículos até os ductos ejaculatórios, local de produção dos espermatozoides.
  • Uretra – o canal por onde passa a urina e durante a ereção, a bexiga se contrai, impedindo que a urina entre em contato com os espermatozoides e vice-versa;
  • Pênis  - como principal órgão desse sistema é por ele que os espermatozoides saem. Ele é formado por dois corpos, um esponjoso e outro cavernoso.
Glândulas
 
  • Próstata – encontra-se na bexiga urinária e sua função é produzir substância que retiram a acidez da vagina, facilitando a passagem dos espermatozoides.
  • glândulas bulbo-uretrais -lançam uma secreção dentro da uretra para limpá-la e prepará-la para a passagem dos espermatozoides. São elas que também lubrificam o pênis durante o ato sexual.
Funcionamento do Sistema Genital Masculino

Geralmente, os espermatozoides, que são produzidos pelos testículos, atravessam o epidídimo (local do armazenamento) e na relação sexual são eliminados. O pênis, durante a relação, fica ereto e rígido e, dessa forma, ele poderá penetrar na vagina. No decorrer do ato, ocorre a ejaculação, os espermatozoides passam pelo epidídimo, os ductos deferentes e pela uretra.
 
É no ducto ejaculador que os espermatozoides recebem os fluídos que o ajudarão a neutralizar a acidez da vagina, facilitando a sua locomoção. Essas substâncias formam o sêmen ou esperma (uma massa líquida composta por espermatozoides – apenas 10% - secreções das glândulas e da próstata). Quando o sêmen entra na uretra, é adicionado a ele uma substância, proveniente da glândula bulbouretral, que lubrifica a uretra.

Sistema genital feminino

Principais órgãos:
Ovário – forma os ovócitos e produz o estrógeno e a progesterona, hormônios sexuais femininos;
Tubas uterinas – dutos que ligam o ovário até o útero;
Útero – local onde ocorre o desenvolvimento do embrião;
Vagina – canal que recebe o pênis, durante a relação sexual. É o local por onde passa a menstruação e também por onde o bebê sai no parto normal. A vagina possui uma membrana circular chamada hímen, que se rompe, geralmente, na primeira relação sexual feminina.
Vulva – composta  pelos  grandes lábios e pequenos lábios, pela abertura da uretra e  pelo clitóris, um órgão que contribui para o estímulo sexual feminino.
Funcionamento do Sistema Genital Feminino

No início do ciclo menstrual, q
uando o gameta feminino (ovócito II) é introduzido no ovário, ele vai até a tuba uterina e segue para o útero. Se o ovócito não for fecundado, ele é destruído, ocorrendo uma descamação da parede do útero, já em desenvolvimento, originando a menstruação.
 
O ovócito é fecundado por um espermatozoide, ainda, na tuba uterina e a partir daí, é formado o óvulo. O desenvolvimento do embrião começa nas trompas, sendo ele levado para o útero que já estará em condições de receber o bebê. A partir daí, o útero começa a crescer junto com o feto.
 
Sistema Nervoso   <<--  Sistema Reprodutor  -->>  Sistema Linfático